2007/07/04

Verdades Inconvenientes 4 (O Regresso do Rei) - A Mania dos "Doctores e Engenheiros"



Parece que esta moda veio para ficar... é quase que um "vício" que cada vez mais habita neste pequeno país á beira mar plantado.

"Portugal...Parece que neste pequeno país reina a lei dos "doctores e engenheiros"; uma lei que vem do tempo dos nossos tetravós, onde só os ricos e nobres sabiam ler e escrever.

Num tempo, onde nem todos tinham acesso a escola, quem sabia ler e escrever, já era uma pessoa de muita estima, quase que superior aos outros que nada sabiam.

O que muita gente ainda não percebeu é que já vivemos no século XXI; onde a grande maioria das pessoas já consegue ter uma acesso mínimo (ainda não total) á Educação Mais Básica.


Se é certo que a maioria de nós não chega ao ensino superior (porque desistiu entretanto, perferiu ir trabalhar cedo ou não possui rendimento para tal ), grande parte dos portugueses (especialmente os que moram nas zonas mais povoadas - junto ao Litoral) tem um acesso facilitado ao ensino e possui escolas para os filhos nas proximidades de casa, dai que a maioria dos escolarizados do nosso país se encontrem nessas regiões.

Contudo, o ensino parece que continua a ser um luxo, que muitos não conseguem alcançar; e num país onde ainda nos regemos muito pela ditadura do "canudo" (mas que afinal não é bem assim !!!!!), basta ver alguem mais arranjado e logo vem a boca do arrumador que estaciona carros lá na rua: "ohhh sô Doctor, dê uma moedinha!".

"Sr. Engenheiro, já viu as frutas que temos hoje?", diz a vendedora da feira de Carcavelos, que ainda hoje pouco ou nada vendeu.

Se é certo que são poucos os que chegam e concluem o ensino superior, isso não quer dizer nada.

Veja só no que pode dar...





Muitos são os que se auto-intitulam com este título de "Doctor & Engenheiro", mesmo que não tenham mais que a antiga quarta classe.

Basta ter um emprego de escritório. Muitos nada fazem, mas já se acham.

E depois acham que os outros, só porque trabalham num balcão, num supermercado ou varrem lixo na rua são uns "zés-ninguéns" que ali estão e não sabem nada, e que... "Coitados, sabem ler e escrever e mal!!"

Muitos acham que são superiores a todos eles, fazendo logo a clara distinção: "Não me trate por você, para si é Doctor...!"

Esta Etiquetagem das pessoas em isto e aquilo é típico. Para tudo, há e se arranja etiquetas.

"Tu és feia..." "Tu és Gorda" "Tu tens o nariz grande..."...

Infelizmente o mundo é assim, cheio de rótulos.

Estas Pessoas que se acham assim, acabam por ser as piores.São as mais mal educadas e nunca no seu percurso escolar de "Doctor & Engenheiro" descobriram o que é a boa educação e o respeito pelo outro e pelo seu papel na sociedade.

Bem, se calhar todos chumbaram nessa cadeira...


1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente isso é o que mais anda por ai!

  Os problemas sao sempre relativos no olhar de quem os observa. O que para mim surge como um obstaculo pode nao o ser para o outro. A forma...