2007/07/17

Uma Arte das Arábias...Sras. e Srs. "Dança do Ventre"

Apesar da tradição milenar, só recentemente o mundo ocidental despertou e descobriu a sensualidade de uma dança que remonta a uma período histórico de há mais de 7000 anos atrás:

A Dança do Ventre (termo inglês "Bellydance" e árabe "Raqs Sharqi").

Dança de movimentos ondulantes e sensuais num misto de envolvência e charme...




A Dança do Ventre é uma dança do período matriarcal, cujos movimentos revelam sensualidade, de modo que, em sua forma primitiva esta era considerada um ritual sagrado, e encontra-se relacionada com os cultos primitivos da Deusa-Mãe (por este motivo, os homens eram excluídos de seu cerimonial (Portinari, 1989).

As suas manifestações primitivas, cujos movimentos eram bem diferentes dos actualmente executados, tiveram passagem pelo Antigo Egipto, Babilónia, Síria, Índia, Suméria, Pérsia e Grécia, tendo como objectivo, através ritos religiosos, a preparação das mulheres para se tornarem mães (Penna, 1997).

A origem é controversa. Muitos dizem que ela advém de rituais oferecidos em templos dedicados à deusa Ísis, em agradecimento à fertilidade feminina e às cheias do rio Nilo, as quais representavam fartura de alimentos para a região; embora a Egiptologia afirme que não há registros desta modalidade de dança nos papiros, é possível que alguns dos movimentos, como as ondulações abdominais, já fossem conhecidos no Antigo Egipto, com o objectivo de ensinar às mulheres os movimentos de contracção do parto.
Com o tempo, foi também incorporada ao folclore árabe (a partir da Idade Média), que trouxe a dança até aos nossos dias como a conhecemos.


A Dança …

Os movimentos são marcados pelas ondulações abdominais, de quadril e tronco isoladas ou combinadas, ondulações de braços e mãos, tremidos e batidas de quadril (shimmies), entre outros.
Ao longo dos anos, sofreu modificações diversas, inclusive com a inclusão dos movimentos do ballet clássico russo, por volta de 1930.

Estilos actuais mais divulgados …

Egípcio: manifestações subtis de quadril, domínio de tremidos, deslocamentos simplificados adaptados do Ballet clássico, movimentos de braços e mãos simplificados;

Norte-americano: manifestações mais intensas de quadril, deslocamentos amplamente elaborados, movimentos do Jazz, utilização de véus em profusão, movimentos de mãos e braços muito explorados;

Libanês: com shimmies mais amplos e informais, seguidos de deslocamentos muito simplificados.

Elementos Cénicos da Dança mais comuns …

– Véu.

– Espada.

– Punhal.

Dedicado a minha Mana do Coração: Carmen (excelente praticante desta arte); "Mesmo Longe Estás Sempre Perto do Meu Coração".

1 comentário:

Anónimo disse...

Ahhhhhh tão querida a minha amiga do peito..."mana do coração".Fiquei toda babada com o teu post...e com a tua consideração.:)
Posso ficar sem te ver durante uma eternidade e não falar cntg tds os dias...mas acredita que és uma parte fundamental na minha vida.Já não me imagino sem te ter como amiga e partilhar contigo todos os momentos.Tu chegas devagarinho e, de repente,sem sabermos como, já te tornas insubstítuivel.Podes não compreender bem o quão importante és para as pessoas e a pessoa especial que és...mas eu sei que todos aqueles que tem a sorte de te ter como amiga e até como simples colega sabem perfeitamente do que falo----de uma estrela que ilumina sempre o nosso caminho,as nossas vidas(ok...agr tornei me mt lamechas mas é a pura vdd.ADORO TE MT MT MM....
P.S-Ah...já agr, tenho de dizer que a melhor coisa que fez...foi este blog...assim todos tem a oportunidade de ter um bocadinho de ti, nem que seja virtualmente!
CARMEN

  Os problemas sao sempre relativos no olhar de quem os observa. O que para mim surge como um obstaculo pode nao o ser para o outro. A forma...