2007/07/22

Os Bons Agora São aos Pares...

Quem lê este título, pensa:

a) Bem, isso sempre aconteceu...

b) Mais um anúncio do Feira Nova.

c) Mas o que é isto?

d) Ahhhh, isso é mentira...


Mas afinal nenhuma das opções está correcta.


Este post é a abertura oficial das críticas cinematográficas da Vida "Bela". Apesar de já ter primórdios (a sugestão para ir ver "Transformers" de Michael Bay); esta passará a ser uma nova rotulagem na Vida "Bela": O Que Anda Por Aí de Cinema "Belo" da Nossa Vida...
Ainda melhor e como mais promenores, sobre o que anda por aí ou está para chegar!

E para começar...

Grindhouse


( Conceitos antigos agora re-inventados)

Para quem aprecia filmes e acompanha mais ou menos a evolução desta indústria, especialmente nos EUA, já sabe do que estou a falar.
Para os outros, aqui fica a explicação: "grindhouse" está associado a um conceito da indústria cinematográfica norte americana utilizado para designar os teatros especializados em filmes de categoria B ou Independentes (alguns, provenientes de outros países), exibidos em formato múltiplo e sessões duplas.

E para homenagear esses tempos, Robert Rodriguez (Sin City 2) and Quentin Tarantino (Kill Bill), produziram e realizaram dois novos filmes que chegam ao cinema em sessão dupla:

Planet Terror (Planeta do Terror) e Death Proof (Á Prova de Morte).

Estes são uma homenagem aos filmes de terror de categoria inferior produzidos nos anos 70 e exibidos nos "grindhouses".

Por isso, estes novos são exibidos em sessão dupla, com imagem de pior qualidade e alguns cortes propositados para relemebrar os velhos tempos.

É o que esta a acontecer na América, mas para a Europa...hummm!, as coisas não vão ser assim.

Para a Europa, a decisão foi partir em dois (cada um por si !) e sem qualquer tipo de homenagem ou relação com o conceito americano.

Inconvenientes: Se para muitos europeus, este ainda é um conceito desconhecido e novo ou só pensado de "ouvir falar", esta separação é o ponto final na possibilidade de vir a compreender (pelo menos por agora).

Vantagens: Ao serem separados, os filmes chegam a Europa, numa versão extensa com mais pormenores e cenas que os americanos não teram a possibilidade de ver, a não ser quando chegar a DVD.
Conclusão: As vantagens de ver em separado são muito boas (mais qualidade e mais filme).

Nas sessões duplas são ainda incluíndos (nesta tentativa de velho com ar de novo) trailers falsos de novos filmes de outros realizadores de renome do cinema de terror, tais como:
  • Machete (Robert Rodriguez);


  • Werewolf Women of the SS (Rob Zombie);


  • Don't (Edgar Wright);


  • Thanksgiving (Eli Roth).

Tudo para relembrar os velhos tempos.

Por enquanto, a Europa ainda só chegou o filme de Tarantino, mas o outro está para breve.

Por isso, a sugestão é ir ver...

"Á Prova de Morte" conta a história de dois grupos de mulheres perseguidas por um duplo de cinema que usa o seu carro "de serviço", à prova de morte, para executar os seus planos assassinos, ou seja, matar quem consigo se cruza.

Um filme dum realizador de culto já com provas dadas, cada vez melhor. Uma sugestão a não perder.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa sugestão!

  Os problemas sao sempre relativos no olhar de quem os observa. O que para mim surge como um obstaculo pode nao o ser para o outro. A forma...