2007/03/28

Beleza: o que é?

Beleza: Percepção individual caracterizada normalmente pelo que é agradável aos sentidos. Depende do contexto e do universo cognitivo do indivíduo que a observa. Através da História da humanidade, a relação com a beleza têm sido frequentemente religiosa ou mística e transcendente, logo a beleza foi considerada muitas vezes como "aquilo que se aproxima da Divindade". Tambem podemos considerar que beleza é, uma unidade dentro da variedade, unidade essa que deve ser a harmonia da paz. A utilização original para a palavra era para denominar exatidão, precisão; mais tarde, a palavra adquiriu o significado de simetria.
Beleza é aquilo que vemos e que podemos interpretar de modos diferentes.
É dificil resumir em palavras o que é o "belo". Mas pode-se afirmar que a beleza é um conjunto de elementos que resultam naquilo que se considera belo. (in Wikipédia)

Ao olhar para esta definição de beleza, podemos rapidamente chegar a uma conclusão rápida sobre o que é a beleza; lemos a definição "... e pronto! já sei o que é beleza...", mas não é assim tão fácil...a beleza é, e sempre foi, um conceito subjectivo, que se encontra na mente e no espirito de cada um. "O que eu acho belo, pode não ser para ti..."; é uma expressão que expressa honestamente o que eu considero verdadeira beleza; não a beleza que se vê nos posters, nos cartazes e outdoors que andam por aí, mas a beleza da "alma", que muitas vezes se perde na eternidade da juventude de uma criança. A verdadeira beleza, que hoje muitos desprezam, esta no espirito de cada um. Não existe perfeição no mundo, por mais que se procure...existem seres humanos, com histórias e realidades diferentes, com "belezas" diferentes, que por vezes, não vemos ou não queremos ver, nem compreender...
A ideia que existe hoje de beleza, é aquela que os media nós transmitem diariamente... alguem perfeito é alguem "belo", com as medidas e as formas perfeitas (simetricas). Esta obsessão com a "beleza perfeita", leva muitas pessoas a tomar atitudes radicais. Doenças como a anorexia e bulimia estão na ordem do dia. Cada dia, cada vez mais, o mundo pressiona para se chegar a "beleza perfeita", quem não chega lá, é posto de parte, não faz parte do grupo.

Conselho: Olhem mais para a "beleza" interior das pessoas que vós cercam do que para o seu exterior; como um autor anonimo um dia disse: "quem vê caras, não vê corações" e "até a mais bela maçã, pode ser podre por dentro".

Sem comentários:

  Os problemas sao sempre relativos no olhar de quem os observa. O que para mim surge como um obstaculo pode nao o ser para o outro. A forma...